Cultura

«Cantinho do Estudo» já ajudou 179 alunos de Gaia

Em três anos de funcionamento, o projeto criou 135 novos espaços

O «Cantinho do Estudo», um projeto que foi implementado de forma piloto, em 2018, em Canidelo e depois em Avintes, e que hoje está disperso por todo o concelho, já beneficiou 179 alunos de 25 escolas (12 agrupamentos) de Vila Nova de Gaia. No total, em três anos letivos (2018/19, 2019/20 e 2020/21) foram proporcionados 135 espaços de estudo e disponibilizados 65 computadores, a alunos dos 2º, 3º, 4º e 6º anos de escolaridade.
No último ano letivo, o balanço foi francamente positivo. Dos alunos abrangidos pelo projeto, 95% transitaram de ano, 84% reduziram o número de avaliações negativas face ao ano anterior, 98% consideraram o acompanhamento significativo para o seu sucesso escolar e 84% das famílias classificaram a intervenção do «Cantinho do Estudo» como muito positiva.
Este projeto, desenvolvido em parceria entre a Fundação Manuel António da Mota, a Câmara Municipal de Gaia e as juntas de freguesia, vai muito além de um programa que visa melhorar as condições de alojamento e estudo nas habitações dos alunos mais carenciados. Através de um móvel e da criação de condições dignas para a realização em casa das suas tarefas enquanto estudantes, pretende-se criar um conjunto de memórias positivas em infâncias difíceis. Em muitos casos, a intervenção pode ser mais do que a colocação desse móvel, incluindo melhorias do edificado, nomeadamente da cobertura, paredes e caixilharia de portas e janelas do quarto ou espaço de estudo. “O sucesso deste projeto só se deve ao espírito de um trabalho em rede que todas as entidades envolvidas souberam aproveitar”, garante Eduardo Vítor Rodrigues, presidente da Câmara Municipal de Gaia.

Tags
Show More

Related Articles

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

44 + = 48

Close